sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Carnaval como era antigamente

Diz que quem vive de passado é museu, mas é preciso que se entenda que o Carnaval de antigamente era mais divertido, bem mais animado, mais inocente, menos perigoso, eram três dias de folia e brincadeira, aonde as pessoas iam para as ruas fantasiadas, e entravam nos blocos que desfilavam pelas avenidas e ali brincavam animadamente até o sol raiar.
As musicas eram marchinhas carnavalescas, mamãe eu quero, bandeira branca, alalaõo, e muitas outras que durante muitos carnavais embalaram e divertiram moças e rapazes.
Os grandes bailes de fantasias, Teatro Municipal, Copacabana Palace, Sirio Libanes, os coretos lindamente decorados com temas carnavalescos, espalhados pelos bairros dos municipios, com bandinhas populares que não se cansavam de tocar e faziam os foliões pularem até o dia começar.
Não havia a necessidade de se viajar, com pouco dinheiro tínhamos um carnaval alegre e feliz, pois até nos clubes o carnaval erá diferente.
Hoje o Carnaval de rua tenta ressurgir com os grandes blocos que desfilam na zona sul da cidade, e os jornalistas vibram quando anunciam a presença de mais de um milhão de pessoas seguindo um bloco, animado por um trio életrico( imitação baiana) tocando aché, timbalada, frevo, fung e de vez em quando sambas enredos. Esse número de pessoas formam aglomerados perigosos e de dificil proteção, quantos casos de violência, agressões, estrupos, e até mortes acontecem pelo número elevado de foliões. Destroem tudo por onde passam, uma fedentina de mijo que apodrece a cidade, e nós ficamos apreciando a destruição dos nossos jovens que além de se embebedarem, fazem uso de drogas de diversos tipos.
Porque isso acontece, acabou-se com os carnavais nos bairros dos municipios, os jovens que não podem viajar, só tem como opção ir para a zona sul, para brincar e pular nos blocos dos riquinhos( nada contra os ricos) mais dá para perceber, que a juventude quer voltar a ser feliz.
Infelizmente a maioria dos prefeitos municipais, se escondem de fazer carnaval nos municipios que administram, afinal a maioria deles nem moram na cidade. Só que essa omissão faz com que o povo pobre não tenha opção, e saia procurando aonde tenha folia, e o seu pouco dinheiro que podia ficar no municipio, vai para o municipio rico do Rio de Janeiro. E para isso a capital tem como aliadas as redes de televisão que divulgam os blocos, um pouco contrariadas pois na verdade preferiam estar divulgando o carnaval de Salvador, Recife ou João Pessoa, mais é facil de entender pois nenhuma delas é carioca de fato.
Aliáis é bom que se diga o descaso da midia com os interesses do povo carioca, no futebol só se fala do campeonato paulista, ou então nos campeonatos italiano, inglês, francês, português e espanhol, estão acabando com os times do Rio de Janeiro, tá sendo um massacre, mais sobre isso voltarei a falar em outra matéria nesses próximos dias.
Quem sabe o Carnaval volte a ser do povo e para o povo, chega do luxo das escolas de samba, é muito bom para turista ver, afinal o desfiles de mulheres nuas ou quase nuas, atrai turistas, que gastam milhares de dolares ou euros e o municipio do Rio está certo, fatura uma fábula nesses dias de momo. E se houver um pouco de sensibilidade dos prefeitos dos outros municipios, principalmente da baixada fluminense, poderemos iniciar uma nova história de carnaval em nossa cidade.Pensa Caxias

Nenhum comentário:

Postar um comentário