quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Quando fui convidado para assumir o cargo de Secretário de Desenvolvimento do governo Zito, relutei um pouco antes de aceitar, mas acabei aceitando, e fiz a mim mesmo uma promessa que não o iria decepcionar. Sem nenhuma experiência em serviço publico, mas confiante de que a vontade de acertar e de fazer bem feito era muito grande. Iniciei a minha gestão numa secretaria sem nenhum dinheiro, sem nenhum projetos e com os computadores, carregados de vírus. Inicialmente culpei o secretário que me sucedeu, mas ao interpelá-lo ele afirmou que o Super Secretário do governo do Zito, senhor Raslan Abas tinha o procurado, e pego todos os documentos e projetos em meu nome. Procurei o vice prefeito Amoreli e reclamei com ele, na hora se encaminhou comigo a uma sala ao lado da dele , onde se encontravam os senhores Raslan e Rangel(procurador. Ao ser questionado pelo vice prefeito o senhor Raslan negou que tivesse estado com o senhor Jorge Rezende ( ex-Secretário de Desenvolvimento)do prefeito Washington, e que não tinha pego nenhum documento, afirmando que tudo era uma grande mentira. O senhor Jorge Rezende pode ter mil defeitos, menos o de mentiroso, sei disso por que ele foi meu gerente no Conselho da Firjan durante cinco anos. Resolvi deixar prá lá e iniciei meu trabalho a frente da secretaria, qual não foi minha decepção, quando fui informado que não poderia indicar o meu subsecretário, essa missão pertencia ao Prefeito, pois esse cargo só poderia ser ocupado por seus olheiros e caguetes de confiança. Foram quase seis meses de incertezas e de mentiras covardes, ações essas, incentivadas pelo próprio Prefeito que em ningúem confia,. Só confiam e ouvem, os puxa sacos, que na sua maioria vivem ao seu redor comendo as migalhas que possam sobrar.Quando fui demitido, procurei entender qual seria o motivo de minha demissão, pois no curto espaço de tempo a frente da secretaria, realizei cinco grandes reuniões com empresários da cidade( Sempre com casa cheia) procurando aproximar o empresáriado dele. Dei a idéia da padronização das calçadas da cidade, do recolhimento do lixo de madrugada, que o prefeito adotou por entender que as idéias eram boas. Iniciamos um trabalho sério junto ao polo calçadista, ao polo moveleiro da Rodovia Washington Luís( o maior a céu aberto na América Latina)aos psicultores de Xerem ( Tilápia), solicitei autorização para criar uma fiscalização sanitária orientativa junto ao comércio de alimentação da cidade, pois a cidade carecia de melhor controle de qualidade alimentar. Fiz um mega projeto onde iria criar na cidade uma Universidade Profissionalizante, pois me revoltava o fato de que as melhores vagas das empresas do polo Petroquimico, são ocupadas por pessoas de outras cidades, por falta de mão de obra qualificada. Encaminhei varias empresas que tinham interesse de aqui se instalar, e que vieram a desistir por impasses criados por diversos setores da Prefeitura. Estabeleci contato com empresas que ofereciam a oportunidade de se acabar de uma vez por todas com o atêrro sanitário do Jardim Gramacho, e através de entendimentos iniciais, fomos convidados para conhecer de perto(em funcionamento)uma Usina de Energia Elétrica, toda movida por lixo orgânico, que iria gerar energia elétrica para 680.000 residências, mas crédito de carbono e gás metano que poderiam ser vendidos. Todo o investimento seria feito pela iniciativa privada sem ônus algum para a Prefeitura, infelizmnete o Prefeito não deu a minima para a solução do problema do lixo, e foi o lixo que o tirou do governo. Criei o Conselho Municipal Empresarial, onde tínhamos vinte e cinco conselheiros empresários de diversos setores da sociedade. Chegamos até eleger o presidente do Conselho que seria o senhor Silvio Junior da empresa Carvalhão, mas uma iniciativa bloqueada pelo Prefeito Zito e seus secretários preferidos. Tenho certeza que em cinco meses a frente da Secretaria de Desenvolvimento tentei fazer um bom trabalho, mas fui surpreendido com minha dispensa,sem nenhuma satisfação. Mas me resta o consolo de hoje saber que a minha saída foi benéfica, pois o governo Zito foi uma catástrofe, uma vergonha,por sorte a lama não me atingiu. Hoje tenho certeza de que dificilmente serei aproveitado na politica caxiense, pois á um ditado que santo de casa não faz milagre.Mas continuo amando Duque de Caxias e aqui morando. ABorges

Nenhum comentário:

Postar um comentário